Identificar e resolver problemas de notas fiscais

A emissão e o cancelamento de notas fiscais eletrônicas são feitos por comunicação automática entre o OnBalance e a solução da Prefeitura (no caso de notas fiscais de serviços: NFS-e) ou a solução da SEFAZ (no caso de notas fiscais de produtos: NF-e).

Durante esse processo, podem ocorrer falhas de comunicação, falhas da solução da Prefeitura ou da SEFAZ, ou problemas nos dados identificados por essas instituições.

Todas essas situações são tratadas como erro no OnBalance, que pode classificar a nota fiscal em um dos seguintes estágios.

Situação Descrição
Erro O erro ocorreu no processo de emissão.
RPS (Recibo Provisório de Serviços) duplicado Você definiu um número do RPS (Recibo Provisório de Serviços) já utilizado por sua empresa.
NF-e duplicada Você definiu um número de nota fiscal já utilizado por sua empresa.
Erro no cancelamento O erro ocorreu no processo de cancelamento.

Você pode identificar uma nota fiscal nestas situações de erro nas seguintes áreas do OnBalance.

  • Tela de Listagem de Vendas: Você verá um ícone de na coluna de RPS / Nota Fiscal.
  • Tela da Venda: Você verá o mesmo ícone no alto da tela.
  • Página inicial do OnBalance: Se houver pelo menos uma nota fiscal em um dos status de erro acima, você receberá uma notificação que dá acesso a uma lista dessas notas fiscais.

O primeiro passo para corrigir um erro de nota fiscal é analisar a mensagem. Para fazer isso, siga estes passos.

  • Tela de Listagem de Vendas: Clique no ícone , que abrirá uma janela mostrando a mensagem de erro.
  • Tela da Venda: A mensagem é exibida no alto, logo após o ícone . Se for longa demais, haverá um link Ver mais, que você pode expandir para ver a mensagem de erro inteira.

Em seguida você precisa tomar uma das seguintes decisões.

Cancelar uma nota fiscal com um erro de emissão

Se o erro for no processo de emissão e você quiser parar de tentar emitir a nota fiscal, siga estes passos.

  • Abra a tela da Venda.
  • Clique no link Cancelar Nota Fiscal no canto inferior esquerdo da tela.
  • Confirme o cancelamento.

Como a nota fiscal não foi emitida, não haverá uma solicitação de cancelamento de nota fiscal. Portanto, o status da nota fiscal para a venda será classificado como A emitir novamente, aguardando a venda ser excluída ou ter outra solicitação de emissão de nota fiscal.

Observação: Quando você cancela uma nota fiscal por causa de um erro de emissão, as informações financeiras da venda são incluídas novamente nos gráficos e relatórios. Se você não quiser que a nota fiscal seja incluída nos gráficos e relatórios, será necessário excluir a venda.

Resolver um erro de RPS (Recibo Provisório de Serviços) duplicado

Se este for o status de erro da sua nota fiscal, siga estes passos.

  1. Abra a tela da Venda.
  2. Altere o código no campo RPS (Recibo Provisório de Serviços).
  3. Clique no botão Reenviar NFS-e no fim da tela.
  4. Confirme a sua ação.

OnBalance reenviará a solicitação de emissão para a Prefeitura usando o novo Código do RPS (Recibo Provisório de Serviços). Não é necessário esperar uma resposta da Prefeitura.

Se houver falha no processo novamente, você verá uma notificação na página inicial do OnBalance.

Resolver um erro de NF-e duplicada

Se este for o status de erro da sua nota fiscal de produto, siga estes passos.

  1. Abra a tela da Venda.
  2. Clique no botão Novo Número de NF-e no fim da tela.
  3. Confirme a sua ação.
  4. Clique em Salvar.

OnBalance aplicará um novo número de nota fiscal à venda e prosseguirá com uma nova solicitação de emissão à SEFAZ, seguindo o mesmo processo de emissão. Assim, se a SEFAZ não responder em 5 segundos, você não precisa esperar.

Se houver falha no processo novamente, você verá uma notificação na página inicial do OnBalance.

Resolver um erro de emissão

Se você precisar adicionar ou alterar dados, faça isso primeiro. Depois que salvar as alterações, siga estes passos.

  1. Na tela da Venda, clique no ícone para abrir a janela da mensagem de erro.
  2. Marque a caixa de seleção Resolvido.
  3. Clique em Salvar.
  4. Responda Sim quando perguntado se você corrigiu o erro.
  5. Na tela da Venda, clique no botão Reenviar NFS-e (se for uma nota fiscal de serviço) ou no botão Reenviar NF-e (se for uma nota fiscal de produto) no fim da tela.
  6. Confirme a sua ação.
  7. OnBalance reenviará a solicitação de emissão à Prefeitura ou à SEFAZ.

Em ambos os casos acima, o processo é igual ao de emissão de nota fiscal. Assim, não é necessário esperar uma resposta da Prefeitura ou da SEFAZ.

Se houver falha no processo de cancelamento novamente, você verá uma notificação na página inicial do OnBalance.

Resolver um erro no cancelamento

Se houver erros no processo de cancelamento, você pode resolvê-los das seguintes maneiras.

Reenviar a solicitação de cancelamento

Se você precisar adicionar ou alterar dados, faça isso primeiro. Depois que salvar as alterações, siga estes passos.

  1. Abra a tela da Venda.
  2. Clique no botão Reenviar Cancelamento no fim da tela.
  3. Se for uma nota fiscal de produto, o OnBalance abrirá novamente a janela cancelamento de nota fiscal onde você pode ver ou editar o motivo do cancelamento a ser enviado à SEFAZ. Clique em Salvar.
  4. OnBalance reenviará a solicitação de cancelamento à Prefeitura ou à SEFAZ.

Em ambos os casos acima, o processo é exatamente igual ao de cancelamento de nota fiscal. Então, não é necessário esperar uma resposta da Prefeitura ou da SEFAZ.

Se houver falha no processo novamente, você verá uma notificação na página inicial do OnBalance.

Desfazer a solicitação de cancelamento

Se quiser desfazer a solicitação de cancelamento, siga estes passos.

  1. Abra a tela da Venda.
  2. Clique no botão Desfazer Cancelamento no fim da tela.
  3. Confirme a sua ação.
  4. OnBalance anulará a solicitação de cancelamento e retornará a nota fiscal ao estágio anterior.

Observação: Nessa situação, as informações financeiras da venda serão incluídas novamente nos gráficos e relatórios.

Definir a nota fiscal como cancelada

Você pode cancelar a nota fiscal de outros modos, sem ser através do OnBalance. Se você tiver feito cancelado uma nota fiscal fora do OnBalance e agora desejar definir a nota fiscal como cancelada no OnBalance, siga estes passos.

  1. Abra a tela da Venda.
  2. Clique no botão Definir como Cancelado no fim da tela.
  3. Confirme a sua ação.
  4. OnBalance definirá a nota fiscal e a venda como canceladas.