Identificar e resolver problemas de boletos

Cada arquivo de retorno processado do banco emite um relatório no formato PDF. O relatório se abre automaticamente para que você analise seu conteúdo e é automaticamente armazenado na área de histórico de relatórios processados.

Neste relatório, o OnBalance indica tudo que ele fez baseado nas informações do arquivo do banco.

A seguir, uma lista das situações possíveis descritas nesse relatório, explicações dessas situações e, quando aplicável, as ações sugeridas para você resolver os problemas.

Situação Descrições Medidas a serem tomadas
Boletos registrados O banco indica que os boletos foram registrados com sucesso.  Nenhuma.
Os valores não conferem O banco indica que os boletos foram registrados com sucesso. Entretanto, o OnBalance indica que os dados do boleto informados pelo banco não conferem com os dados armazenados nele. Trata-se de uma discrepância na Data de Vencimento ou no Valor do boleto. Essa é uma situação rara e provavelmente ocorreu porque você usou outro aplicativo para emitir/registrar os boletos, resultando em números conflitantes. Você deve falar com o gerente de sua conta bancária e decidir se vai manter ou cancelar esses boletos no OnBalance.
Boletos pagos O banco indica o pagamento do boleto, e o OnBalance aplicou automaticamente os pagamentos às parcelas correspondentes. Verifique o saldo de sua conta bancária.
Pagamentos não conferem O banco indica o pagamento do boleto, mas os valores pagos pelos clientes não conferem com os valores dos boletos armazenados no OnBalance. As parcelas correspondentes permanecerão abertas. Você precisa revisar cada item e aplicar manualmente um pagamento no OnBalance.
Boletos cancelados no banco O banco indica que o registro do boleto que você cancelou no OnBalance teve sucesso. Nenhuma.
Erros retornados do banco. O banco retornou problemas relacionados ao registro do boleto emitido. O relatório exibe os erros retornados, facilitando a sua análise. Você deve revisar cada caso listado, tomar as medidas necessárias para corrigir os erros e depois decidir se deve reenviar a solicitação ao banco ou definir o boleto como cancelado. Para saber como tomar essa decisão, consulte Resolver erros no processo de registro de boletos.
Erros retornados do banco - Processo de cancelamento O banco retornou problemas relacionados ao registro do boleto cancelado. O relatório exibe os erros retornados, facilitando a sua análise. Você deve revisar cada caso listado que ocorreu no processo do cancelamento de boleto, tomar as medidas necessárias para corrigir os erros e depois decidir se deve reenviar a solicitação ao banco ou definir o boleto como cancelado. Para saber como tomar essa decisão, consulte Resolver erros no processo de cancelamento de boletos.
Outros retornos do banco O banco retornou mensagens não conhecidas do OnBalance, o que não permite definir se trata-se apenas de um detalhe ou de um erro que requer sua atenção. O relatório exibe os erros retornados, facilitando a sua análise. Você precisa revisar e decidir o que fazer em cada item. Se tiver perguntas, converse com o gerente de sua conta bancária.
Boletos já pagos O banco indica o pagamento do boleto, mas ele já está pago no OnBalance. Isso normalmente acontece quando você processa, por engano, um arquivo já processado. Nenhuma.
Boletos já registrados O banco indica que um boleto emitido foi registrado com sucesso, mas ele já é considerado registrado no banco pelo OnBalance. Isso normalmente acontece quando você processa, por engano, um arquivo já processado. Nenhuma.
Boletos já cancelados O banco indica que o registro de um boleto foi cancelado com sucesso, mas o cancelamento já é considerado registrado no banco pelo OnBalance. Isso normalmente acontece quando você processa, por engano, um arquivo já processado. Nenhuma.
Boletos registrados cancelados pelo usuário O banco indica que um boleto emitido foi registrado com sucesso, mas ele está cancelado no OnBalance. Isso normalmente acontece quando seu cliente paga, por engano, um boleto enviado anteriormente por você e que você e ele concordaram em cancelar. Primeiro, aplique o pagamento à parcela correspondente. Use o relatório do OnBalance para identificar o cliente a a data de vencimento da parcela.
Boletos pagos cancelados O banco indica que um boleto registrado foi cancelado com sucesso, mas ele já está pago no OnBalance. Isso normalmente acontece quando você aplica um pagamento manual a uma parcela sem cancelar o boleto correspondente. Sugerimos que você desconsidere essa informação e não faça nada, já que a parcela foi paga.
Boletos não encontrados O banco indica alguma ação com um boleto, como registro, recibo ou cancelamento. Mas o boleto não está sendo encontrado do OnBalance. Isso normalmente acontece quando você usa outro aplicativo para emitir o boleto. Você precisa encontrar o cliente e a parcela paga para atualizar o OnBalance aplicando um pagamento manual.
Erros na linha do arquivo Os Arquivos Retornados do banco devem ter um certo número de caracteres por linha. Esse erro acontece quando o OnBalance identifica uma número diferente de caracteres em algumas linhas do arquivo. Entre em contato com nosso suporte e envie-nos o arquivo do banco e o relatório em PDF emitido pelo OnBalance.