Excluir arquivos temporários da Internet ou arquivos em cache

O seu navegador de Internet armazena dados das páginas da web em arquivos temporários ou arquivos em cache. Em visitas subsequentes a uma página da web, o seu navegador a carrega rapidamente a partir dos arquivos temporários ou em cache e baixa apenas o novo conteúdo do servidor do site. Você poderá, ocasionalmente, encontrar problemas em que o seu navegador exibe os dados do arquivo temporário ou em cache, mas falha ao baixar o conteúdo novo. Por exemplo, você pode não ver arquivos que foram transferidos recentemente para você. Se você suspeitar que isto está acontecendo ou estiver tendo outros problemas, deverá limpar os seus arquivos temporários ou em cache e depois tentar de novo.

Os passos necessários para excluir os arquivos temporários de internet ou em cache variam conforme o navegador. Para sua conveniência, resumimos as instruções para os navegadores suportados abaixo.

Apple Safari

No Safari, você pode limpar seu histórico de navegação ou se você preferir não limpar o histórico siga o segundo conjunto de etapas para limpar os caches.

Limpar o histórico do seu navegador

  1. Escolha Safari > Limpar Histórico e dados de Sites na Web.
  2. No menu pop-up, selecione todo o histórico da lista suspensa.
  3. Clique no botão Limpar Histórico.

Limpar os caches

  1. Escolha Safari > Preferências.
  2. Clique em Avançado.
  3. Marque a caixa de seleção Mostrar Desenvolvimento na barra de menus.
  4. Escolha Desenvolvimento > Limpar Caches.

Limpar o cache em um Mac

  1. Escolha Safari > Preferências.
  2. Clique em Avançado.
  3. Marque a caixa de seleção Mostrar Desenvolvimento na barra de menus e feche a janela Preferências.
  4. Escolha Desenvolvimento na barra de ferramentas e selecione Caches vazios.
  5. Feche e reabra o Safari.

Google Chrome

Para deletar os arquivos em cache no Chrome, siga estes passos.

  1. Clique no botão Personalizar e controlar o Google Chrome no canto superior direito da janela e escolha Mais ferramentas > Limpar dados de navegação.
  2. No campo Intervalo de tempo, selecione Todo o tempo.
  3. Marque a caixa de seleção Imagens e arquivos em cache.

    Observação: Se necessário, limpe as caixas de seleção do Histórico de navegação e Cookies e outros dados do site.

  4. Clique no botão Limpar dados de navegação.

Microsoft Edge

Para excluir arquivos temporários do Edge, siga estes passos.

  1. No Edge, escolha > Histórico.
  2. Clique no link Limpar histórico.
  3. Marque a caixa de seleção Imagens e arquivos em cache.

    Observação: Marque apenas a caixa de seleção Dados e arquivos em cache no painel Limpar dados de navegação.

  4. Clique no botão Limpar.

Mozilla Firefox

Para excluir arquivos temporários do Firefox, siga estes passos.

  1. Clique no menu Abrir no canto superior direito da janela e clique em Opções.
  2. Clique em Privacidade e segurança.
  3. Na seção Cookies e Dados do Site, clique em Limpar dados.
  4. Marque a caixa de seleção Conteúdo da Web em cache.

    Observação: se necessário, limpe a caixa de seleção Cookies e Dados do Site.

  5. Clique em Limpar.