Tributações de Produtos

Mesmo havendo no Brasil regras tributárias por produto, isto não quer dizer que efetivamente cada produto possui uma regra tributária.

Embora haja sim casos em que um produto - ou mesmo uma marca de um produto - tenha uma regra tributária específica, estas regras normalmente estão associadas à natureza deles.

O OnBalance leva isto em consideração para facilitar as definições tributárias de seus produtos, permitindo que você crie uma regra de "Tributação de Produto" e a vincule a mais de um produto comercializado. Você também pode ter um produto vinculado a mais de uma regra de "Tributação de Produto", já que isto pode ocorrer.

Exemplo 1: Supondo que você comercialize xampus, você pode criar uma definição tributária única e vinculá-la a todos os seus xampus comercializados. Neste caso, você passa a ter uma definição tributária vinculada a vários produtos.
Exemplo 2: Ainda seguindo o exemplo de que você comercializa xampus, você pode criar uma definição tributária de venda e uma definição tributária de envio de amostra, e vincular ambas a um xampu que você tem costume de também enviar amostras a clientes. Neste caso, você passa a ter duas definições tributárias vinculadas a um único produto.

Para visualizar e gerenciar todas as definições tributárias de produtos utilizadas em sua empresa, siga os seguintes passos:

  1. Abra o menu de configuração da empresa;
  2. Escolha "Tributações de Produtos".

Nela, você deve definir todas as definições tributárias utilizadas para:

  • Venda de produtos;
  • Compra de produtos;
  • Devolução de produtos pelos clientes;
  • Devolução de produtos a fornecedores;
  • Envio de amostras;
  • Entre outras situações vivenciadas pela sua empresa.

Observação: Com o OnBalance, o seu contador pode facilmente configurar esses dados para você. Clique aqui para obter mais informações

A disponibilidade de algumas destas funcionalidades depende da sua versão do OnBalance.