Como validar os saldos de suas contas financeiras

Para garantir uma contabilidade exata para a sua empresa, sugerimos que você valide as suas contas financeiras antes de liberar os dados para o seu contador.

Validar os saldos das suas contas financeiras

Para validar os saldos das suas contas financeiras, siga estes passos.

  1. Obtenha do seu banco um extrato bancário.
  2. Abra a tela Movimentações.
  3. Selecione uma conta bancária no primeiro campo de filtro.
  4. No filtro Data, selecione a data final do seu extrato bancário no campo  Até .
  5. Espere o OnBalance aplicar o filtro.
  6. Verifique o seu saldo no canto superior direito da tela.

Se o seu saldo for um valor igual ao valor total do seu extrato bancário, seu saldo está validado. Do contrário, você vai precisar auditar as movimentações listadas abaixo até descobrir o que está faltando ou que não deveria ter sido carregado no OnBalance.

Se o saldo no OnBalance não for igual ao saldo do seu extrato bancário, experimente alterar o filtro para a data em que você fez a auditoria anterior - ou de quando você tem um outro extrato bancário – e verifique se o novo saldo corresponde ao saldo do seu extrato bancário. Se não forem iguais e apresentam a mesma diferença, significa que o erro de movimentação é anterior à data do filtro. Se forem iguais, significa que o erro de movimentação é posterior à data do filtro. Essa técnica facilita encontrar o problema.

Validar os saldos das suas contas de caixa

Para validar os saldos de uma conta de caixa, siga estes passos:

  1. Totalize quanto dinheiro você tem em uma determinada conta de caixa.
  2. Abra a tela Movimentações.
  3. Selecione a conta de caixa específica no primeiro filtro.
  4. Espere o OnBalance aplicar o filtro.
  5. Verifique o seu saldo no canto superior direito da tela.

Se o saldo for igual ao valor que você tem na sua conta de caixa, o seu saldo está validado. Se não for, você vai precisar auditar as movimentações listadas na tela até descobrir o que está faltando ou que não deveria ter sido inserido no OnBalance.

É muito importante realizar a análise acima antes de liberar os dados para o seu contador de modo a evitar os seguintes problemas.

  • As informações financeiras que você adicionar após o período liberado não serão repassadas para o seu contador até a próxima liberação.
  • Alterações nas informações financeiras dos períodos já liberados serão exportadas para o seu contador como notificações, exigindo que ele realize os mesmos ajustes nos dados da contabilidade para evitar erros nos documentos contábeis.