Vincular transações bancárias

Quando o OnBalance importa transações bancárias, ele abre automaticamente a tela de Conciliação, mostrando todas as transações importadas. Nesta tela, você pode relacionar as movimentações do OnBalance com suas transações bancárias.

Observação: Você também pode abrir a tela de Conciliação a qualquer momento clicando em uma conta financeira na tela de Conciliação Bancária.

O processo de vínculo

Quando você clica no botão Vincular de uma transação, OnBalance irá solicitar que você confirme o vínculo e irá comparar os valores da transação bancária e das movimentações do OnBalance.

  • Se os valores da transação bancária e das movimentações do OnBalance forem iguais, o OnBalance estabelecerá o vínculo e aplicará os pagamentos, se necessário.
  • Se o valor do OnBalance for maior que o valor da transação bancária, o OnBalance irá adicionar a diferença como juros em todas as parcelas selecionadas a serem pagas, estabelecendo o vínculo.
  • Se o valor do OnBalance for menor que o valor da transação bancária, o OnBalance lhe solicitará que defina uma das seguintes ações:
    • Adicionar a diferença como Descontos nas parcelas selecionadas a serem quitadas, estabelecendo o vínculo. 
    • Criar uma nova parcela pendente com a diferença como valor, considerando que a transação bancária foi um pagamento parcial.
Depois que uma transação bancária é vinculada, ela é excluída do aplicativo.

Observações

  • Se você clicar no botão Cancelar, o OnBalance irá excluir todas as movimentações selecionadas do OnBalance e lhe permitirá iniciar o processo de conciliação de transações bancárias novamente.
  • Você não pode ver as transações bancárias no OnBalance depois de vinculá-las. Se você vinculou as transações por engano, precisará ajustar os dados do OnBalance manualmente, excluindo eventuais pagamentos aplicados ou documentos criados, prosseguindo com as ações corretas em outras telas.

Para cada uma das transações bancárias, o OnBalance procura ao menos uma movimentação do OnBalance para vinculá-lo.

  • Se o OnBalance encontrar apenas uma única movimentação que possa ser vinculada a uma transação bancária, a movimentação aparecerá no lado direito da tela com dois botões: Vincular e Cancelar. 
  • Se o OnBalance encontrar mais de uma movimentação que possa ser correspondida com uma transação bancária, você será solicitado a selecionar uma das movimentações. Clique no link MAIS, que abre uma lista das movimentações do OnBalance para você escolher. Depois de escolher uma movimentação, o OnBalance exibirá os botões Vincular e Cancelar.
  • Se o OnBalance não encontrar nenhuma movimentação sua para corresponder à transação bancária, ele exibirá a mensagem Nenhuma equivalência encontrada.

Vínculos incorretos

Se o OnBalance não localizar movimentações para serem vinculadas, ou se as movimentações encontradas pelo OnBalance não forem as corretas, você pode proceder da seguinte maneira:

Múltiplos vínculos

Se você deseja vincular duas ou mais movimentações do OnBalance com uma única transação bancária, você tem duas opções:

  • Pesquisar por outras movimentações do OnBalance e selecionar duas ou mais movimentações do OnBalance.
  • Selecionar a primeira movimentação do OnBalance e clicar no link Adicionar uma Movimentação do OnBalance, onde você pode selecionar outra movimentação do OnBalance ou criar uma nova movimentação.

Desconsiderar vínculos

Se você não deseja vincular uma transação bancária a uma movimentação do OnBalance por qualquer motivo, pode clicar em Desconsiderar esta movimentação bancária. Depois de desconsiderar uma transação bancária, ela não será mais considerada uma transação pendente de vínculo.

Se você quiser ver uma lista de transações bancárias desconsideradas, use os filtros na parte superior da tela de Conciliação. Você também pode desfazer essa decisão clicando no link Reconsiderar.

Quando você fechar a tela de Conciliação, todas as transações que você não vinculou e nem desconsiderou serão consideradas transações pendentes.

A disponibilidade de algumas destas funcionalidades depende da sua versão do OnBalance.