Cancelar notas fiscais convencionais de serviços

Você pode precisar cancelar uma nota fiscal se ela apresentar algum erro (por exemplo, uma informação errada ou um cálculo de imposto incorreto), ou se o comprador suspender a venda.

Você pode cancelar uma nota fiscal de duas maneiras, dependendo de como desejar proceder em relação à venda correspondente.

Cancelar a nota fiscal e a venda correspondente

Neste caso, você cancelará a nota fiscal e a venda correspondente.

Observação: Para cancelar uma nota fiscal e sua venda correspondente, você primeiro precisa excluir todos os pagamentos e cancelar todos os boletos que foram emitidos através desta venda.

  1. Abra a venda que você deseja alterar.
  2. Clique no botão Cancelar Nota Fiscal.
  3. Confirme o cancelamento.

OnBalance preparará o envio deste cancelamento para o seu contador no processo de exportação de dados diário.

Observação: Para exibir as vendas canceladas na lista Vendas, marque a caixa de seleção Exibir Vendas Canceladas.

Cancelar a nota fiscal sem cancelar a venda correspondente

Você pode cancelar uma nota fiscal sem cancelar a venda correspondente apenas se a nota fiscal ainda não tiver sido exportada para o seu contador. Se o campo Nota Fiscal ainda for editável, a nota fiscal ainda não foi enviada ao contador. Se o campo não puder mais ser editado, você deve cancelar a venda correspondente antes de cancelar a nota fiscal.

  1. Abra a venda que você deseja alterar.
  2. Desmarque a caixa de seleção Nota Fiscal.

    Observação: Se você não vir este campo, o OnBalance ainda não está configurado para emitir notas fiscais. Consulte Configurar Nota Fiscal para obter mais informações.

  3. Clique em Salvar.

Depois de salvar a venda, todos os campos estarão habilitados, permitindo que você faça ajustes para reemitir a nota fiscal posteriormente. Entretanto, se alguns campos permanecerem desabilitados após salvar a venda, existem boletos emitidos na venda.