Adicionar uma devolução de cliente

Na tela Devoluções de Clientes, você pode inserir informações sobre produtos que seus clientes devolvem após comprá-los de você.

  1. Na tela Vendas, clique no botão Devoluções de Clientes.
  2. Clique em Nova Devolução de Produtos.
  3. Insira as informações.
  4. Clique em Salvar para salvar e inserir outra devolução ou Salvar & Fechar para salvar a devolução e fechar a tela.

Uma devolução de produto de cliente deve ser acompanhada por uma nota fiscal de devolução.

  • Se o cliente tiver uma empresa que emite notas fiscais, ele tem a obrigação de emitir esta nota fiscal. Nesse caso, selecione Cliente no campo NFe Emitida por.
  • Se o cliente não tiver uma empresa que emite notas fiscais, a obrigação de emitir este documento é sua. Escolha Minha Empresa no campo NFe Emitida por.
  • Se você emitiu ou emitirá a nota fiscal através de um sistema diferente do OnBalance, selecione Sem Documento Fiscal no campo NFe Emitida por.
  • Cada uma dessas opções altera os dados solicitados em tela, facilitando o preenchimento dos campos para cada situação. 

Os produtos devolvidos pelos clientes são adicionados novamente ao seu estoque. Para mais informações, consulte Ver histórico de estoque.

Se a devolução de produto do cliente envolver devoluções financeiras, esse retorno deve ser adicionado separadamente na tela Despesas.

Caso a venda original esteja lançada no OnBalance, consulte Importar produtos de uma compra para o registro de devolução para ver como importar seus produtos para um novo registro de devolução, para evitar ter que adicionar as informações novamente.

A disponibilidade de algumas destas funcionalidades depende da sua versão do OnBalance.