Adicionar uma devolução de cliente
Na tela Devoluções de Clientes, você pode inserir informações sobre produtos que seus clientes devolvem após comprá-los de você.
- Na tela Vendas,
Para abrir a tela de Vendas, clique em Vendas no painel de navegação.
Para mais informações, consulte Vendas.
- Clique em Nova Devolução de Produtos.
- Insira as informações.
- Clique em Salvar para salvar e inserir outra devolução ou Salvar & Fechar para salvar a devolução e fechar a tela.
Uma devolução de produto de cliente deve ser acompanhada por uma nota fiscal de devolução.
- Se o cliente tiver uma empresa que emite notas fiscais, ele tem a obrigação de emitir esta nota fiscal. Nesse caso, selecione Cliente no campo NFe Emitida por.
- Se o cliente não tiver uma empresa que emite notas fiscais, a obrigação de emitir este documento é sua. Escolha Minha Empresa no campo NFe Emitida por.
- Se você emitiu ou emitirá a nota fiscal através de um sistema diferente do OnBalance, selecione Sem Documento Fiscal no campo NFe Emitida por.
- Cada uma dessas opções altera os dados solicitados em tela, facilitando o preenchimento dos campos para cada situação.
Os produtos devolvidos pelos clientes são adicionados novamente ao seu estoque. Para mais informações, consulte Ver histórico de estoque.
Se a devolução de produto do cliente envolver devoluções financeiras, esse retorno deve ser adicionado separadamente na tela Despesas.
Caso a venda original esteja lançada no OnBalance, consulte Importar produtos de uma compra para o registro de devolução para ver como importar seus produtos para um novo registro de devolução, para evitar ter que adicionar as informações novamente.
A disponibilidade de algumas destas funcionalidades depende da sua versão do OnBalance.